Você está indo para os Estados Unidos na América e quer trazer um iPad Air ou outro modelo de lá mas não sabe como? Então veja agora algumas dicas muito importantes de como comprar um iPad novinho nos EUA e trazer para o Brasil.

Leia também:

A primeira coisa que você tem que fazer é saber – o que é um iPad? Quais os modelos? Quanto custa? – Pois a maior cilada para os turistas é comprar pela empolgação, e depois ficar com um produto parado em casa, podendo ter comprado outra coisa mais útil. Veja rapidamente a minha resposta para essas perguntas:

O que é um iPad?

Em resumo, iPad é o tablet da Apple. iPad é um dispositivo touch screen que roda um sistema operacional, iOS, onde possui várias funções e milhares de aplicativos que irá auxiliar o usuário dependendo do seu gosto. É fácilmente usado por crianças, adulto e idosos, e possui excelente adaptação para os ramos educacionais e empresariais. iPad é um sucesso de vendas da Apple e revolucionou todo o mercado mundial de computadores e notebook, pois em muitos dos casos, os substitui para todo tipo de uso do usuário.

Quais os modelos? Quanto custa?

A venda hoje são 4 modelos, o novo iPad air e o iPad 2 com tela de 9,7 polegadas, o novo iPad mini com tela retina e o iPad mini com tela de 7,9 polegadas. Cada um desses modelos tem diferentes versões de capacidade e tecnologia 3G ou 4G. Veja abaixo uma tabela comparativa dos modelos (via techmundo):

comparativo modelos ipad

Clique na imagem para aumenta-la

Agora que você já sabe qual são os modelos e o que cada um tem, veja abaixo uma outra tabela com todos os preços dos iPads na Apple Store Rental ou Online nos EUA:

precos-iPad-eua

Esses são os preços sem os impostos, que são 6,5% na Flórida (Miami e Orlando).

Pronto, agora você já sabe o que é um iPad, quais os modelos e quanto custa, agora você vai saber como como comprar trazer o modelo de iPad que você escolheu, mas antes disso, leia mais algumas informações:

4G e Garantia do iPad no Brasil

Recentemente a Apple anunciou os novos iPad air e iPad mini com tela retina, e disse que eles seriam compatíveis com o 4G no Brasil e é verdade, os novos iPads são compatíveis com o 4G brasileiro. E uma outra coisa importante é que o modelo do iPad vendido nos EUA será o mesmo vendido no Brasil, pois foi o mesmo modelo homologado pela a Anatel. Com isso é 100% garantido que todos os iPads comprados no EUA possuem garantia e 4G no Brasil, fique despreocupado quanto a isso.

Agora você já tem todas as informações necessárias, vamos comprar o iPad.

Onde comprar o iPad nos Estados Unidos?

Como o iPad, em todos os seus modelos, é desbloqueado, você pode comprar onde você quiser nos EUA. Milhares de loja vendem, as vezes até com preços melhores do que na Apple Store. Eu vou recomendar 3 lugares para você comprar, Apple Store  Rental (Loja física) e online, BestBuy e Amazon, mas fique livre para a sua escolha.

Apple Store

Rental

Essa é a queridinha de todos. Se você for aos EUA e não conhecer uma Apple Store se arrependerá pois ela é um ponto turístico obrigatório para quem gosta de tecnologia. Lá você pode comprar além do iPad também o iPhone 5s desbloqueado, algo que você não conseguirá com facilidade em outras lojas.

Para comprar um iPad lá é bem simples, chegue e fale para o vendedor o seguinte:

I want a iPad air sixteen gigabits (16GB) with four G (4G).

*Mude a parte em negrito para o modelo que você quiser.

Pronto, agora é só aguardar que ele trará seu iPad.

Online

Comprar o iPad na Apple Store Online é fácil e tem uma grande vantagem(???). Para comprar, basta entrar no site apple.com/ipad/ escolher o seu modelo, clicar em “buy”. Depois disso escolha se quer com ou sem 4G e tamanho do armazenamento, que pode ser até 128GB no iPad Air e mini com tela retina. Se você escolher o modelo com 4G, terá que escolher uma operadora, pode escolher qualquer uma (eu escolho AT&T) pois ele virá 100% desbloqueado.

como comprar ipad nos estados unidos

Observe que no final da imagem está escrito (em inglês) que seu iPad 4G funcionará no mundo inteiro, bastando apenas colocar o SIM da região.

Agora a grande vantagem da compra na Apple Store Online é que a única que permite que você grave uma mensagem (nome ou frase) na traseira do iPad, o chamado Engraving. Isso é muito bacana, não tem custo adicional e fica muito bonito, veja como funciona:

como gravar o nome no ipad

Como você pode ver na imagem acima, pode escolher colocar frases ou seu nome em até 2 linhas, ficando muito legal e bem personalizado. Eu só não aconselho isso para quem quer vender o seu iPad no futuro, pois se você gravar seu nome, ou uma frase que você goste, terá que achar uma pessoa que também goste para vender, pois isso não apaga. Veja que online o prazo de entrega desse modelo de iPad está de 5-7 dias e o Pickup (pegar em uma loja da Apple) está disponível.

Best Buy

Best Buy é uma das lojas mais famosas dos EUA, vende tudo de tecnologia. Também é uma parada obrigatória para quem gosta de artigos tecnológicos, pois lá tem tudo (câmeras, notebook, acessórios e muito mais). Lá também terá iPad desbloqueado, assim como na loja da Apple. Seus preços variam, e muitas vezes pode achar até os novos iPads com descontos. Seu único problema é a disponibilidade, que as vezes não tem o modelo exato que você quer, e as vezes os vendedores tentam “empurrar” outros produtos ou/e acessórios.

comprar ipad best buy eua

Sua loja online também vende, mas não tem a opção de gravar o nome (exclusivo da Apple) e os estoques são limitados. Hoje por exemplo não tem disponível online o mesmo modelo que usei como exemplo na Apple. Se você quer comprar online na Bestbuy entre no site bestbuy.com, escolha o país United States e busque por iPad+(modelo que prefere). Eu só não tenho certeza se irão aceitar o cartão de crédito brasileiro para compras online, mas creio que sim.

Amazon

Essa é a minha preferida para compra online em geral. É a loja que mais compro online de todas, tenho até cadastro VIP. Mas porque? Porque ela tem de tudo e É mais barata! Lá eu já comprei meu MacBook Pro Retina com $ 300 de desconto, capas para iPhone, Drone, Câmeras e muito mais. É uma loja muito recheada, cumpre todos os prazos com maestria, e tem os melhores preços.

Então ela é perfeita? Não. Geralmente os preços no lançamento são maiores, nem sempre tem o modelo que você quer, e as vezes é um pouco difícil de procurar, pelo fato de ter muita coisa. Mas mesmo assim eu sempre busco primeiro na Amazon e depois nas outras.

comprar ipad na amazon eua

Ok, mas como comprar? A Amazon.com é uma loja exclusivamente online, não tem loja física, então a única maneira de comprar é pelo site e receber no seu endereço. É bem simples, entre no site, busque o seu modelo pretendido de iPad (preste muita atenção para saber se é o seu modelo) e compre, lembrando que lá eles não gravam o nome no iPad.

Na Amazon eles não cobram imposto separado, ou vem embutido no preço, ou não tem imposto (como que fazem isso eu não sei). Digite o endereço do seu hotel ou da casa onde você está, você terá a opção de frete grátis, de 3+ dias, frete para até 2 dias e para o dia seguinte, isso mesmo, compra hoje e chega amanhã! Ela aceita o cartão brasileiro tranquiladamente.

Já comprei, como trazer para o Brasil?

Essa é a parte mais complicada e que deixa nós brasileiros muito apreensivos, como trazer o iPad para o Brasil e não pagar impostos? Como passar o iPad pela alfândega? O objetivo desse artigo não é ensinar para vocês artimanhas ludibriosas para você enganar o fisco brasileiro. Por mais injustos que os impostos sejam, temos que da a César o que é de César e cumprir a lei.

A lei alfandegária do Brasil para quem viaja para o exterior de avião é que você pode trazer, além dos itens pessoais (roupa, sapatos, maquiagens), uma celular, uma câmera fotográfica, até 10 perfumes e outras coisas. Notebook, tablets e outros acessórios tecnológicos você tem uma cota de até 500 dólares para trazer sem que seja cobrado imposto. O que passar desse valor você pagará 50% de imposto.

Agora que você já sabe da lei, você calcula quanto foi o seu iPad e veja quanto irá pagar de imposto. Exemplo, meu iPad custou $ 729 dólares (tem que ter a nota para confirmar). Nesse valor você ultrapassou 229$ da cota, então você pagará $114,5 de imposto na hora, ficando um preço total de $ 843,5. Esse preço ainda será bem mais barato do que comprar no Brasil.

Mais ai você me pergunta: mas eu trouxe várias outras coisas tecnológicas, que a cota vai estourar com toda a certeza. E agora? Amigo, você que está indo viajar, saiba que existe lei no Brasil, e que você tem que cumprir. Mas não vou ser hipócrita de dizer que pago imposto de tudo, pois não faço isso. Eu faço assim, tiro tudo da caixa, fica só o equipamento, os cabos, deixo até os manuais, faço isso para caracterizar tudo como uso pessoal. Tento não trazer 2 iPads comigo 2 iPhones, ou 2 qualquer coisa, afinal um com certeza não seria meu, por isso tento dividir com o grupo de viagem. Tento não levantar suspeitas e deixo o iPad e outros equipamentos tecnológicos guardados e não os uso no aeroporto.

Geralmente trago comigo somente coisas que passem um pouco da cota, para caso seja parado e passe pelo RX, não me categorizem como se eu agi de má fé, dai o imposto e multa chega a 100% do valor. Agora se eu estou sozinho, ou só com a minha esposa, e se tiver passando muito do valor da cota, sempre declaro, pois o risco é muito grande.

Outra pergunta que muitos fazem é – posso mandar o iPad pelos correios? – A resposta é sim, mas não é simples e não recomendo. Mandar pelos correios você pagará uma taxa de importação muito mais alta do que via aeroporto (60% + 17% de ICMS), e mesmo assim não é 100% de certeza que esse produto chegará na sua casa. Acontece muitos casos do produto ser “extraviado”. Por isso não recomendo mandar pelos correios.

Considerações finais

Amigos, você quer comprar um iPad nos EUA, compre na Apple Store, Best Buy ou Amazon. Escolha bem o seu modelo e fique ciente que tanto o 4G quanto a garantia funcionará perfeitamente em nosso país, a terra da Dilma. Saiba que os preços dos EUA são melhores do que no Brasil e vale a pena comprar, mesmo pagando os 50% de imposto na alfândega se necessário. E na hora de trazer para o Brasil, siga os meus conselhos e preserve a lei.

Se você tiver qualquer dúvida, use e abuse dos comentários para isso. Se gostou, por favor compartilhe e divulgue para os seus amigos.